Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mamã Zen, Mamã com estilo...

O Blog que fala de tudo e de nada, do simples ao complicado, ou seja ... ...do dia a dia... Do bom e menos bom, de experiências e vivências, de moda e tendência, de estilo e modo de vida... Enfim do tudo e do Universo.

Afinal o que é isso de Mindfulness?!?!

Afinal o que é isso de Mindfulness?!?!

 

Será que fui a única a questionar-me?

 

 

 

Apesar de ser uma palavra escrita em inglês, de seu significado "atenção plena", o que é certo é que está "em alta" a utilização da mesma para tudo.

 

Mindfulness para grávidas, mindfulness para o trabalho, mindfulness para isto e aquilo, mindfulness para tudo.

 

Sendo eu uma curiosa, e a estudar o  mundo Zen, tenho lido muitas revistas que fazem foco ao "Mindfulness", é como se tivesse pegado moda.

 

Mas afinal, como questionei acima, o que é o Mindfulness?

 

Eu posso até estar errada, mas a minha compreensão sobre o assunto leva-me a perceber que consiste numa prática de concentração, de regulação da mente, pensamentos, acontecimentos, fantasias, sonhos, do tudo que surge na nossa mente. E isto para que possamos de alguma forma, perceber o que está acontecer na nossa vida, o porquê do surgimento de certos pensamentos, etc.

 

Mindfulness pode ser praticado, com a técnica de meditação.

 

Imagina então, que estás grávida, pode ser aplicado o Mindfulness de forma a que foques a tua mente, e percebas o que está a acontecer ao teu corpo, dar atenção a todas as mudanças, que te pode ajudar a sentir te calma e serena, porque tu sabes cada passo, cada tranformação na tua gravidez, tu sabes aceitar, e isso reduz te o stress, os sintomas mais depressivos, entre outros.

 

Podemos também praticar Mindfulness, mantendo a nossa mente concentrada na pintura de desenhos, que relaxa pelo o ato e pela forma de exprimires a cor no papel.

 

Podemos simplesmente, fazer a nossa meditação focando e programando a nossa mente para determinado assunto.

 

A meditação é algo muito "nosso", e há várias formas de meditar, não quer dizer que tenhas que meditar na posição de lotus, podes praticar meditação quando estás a tomar o duche, a passar a ferro, estar simplesmente deitada/o, és tu que escolhes a tua forma, que resulta mais contigo.

 

Concluindo, e para não dispersar noutro tema, Mindfulness ajuda-nos a consciencializar-nos das nossas ações, dos nossos propósitos do dia a dia, em tudo.

 

Pelos vistos, neste post coloquei em prática o Mindfulness, foquei-me, tentei perceber e escrevi sobre um foco, neste caso, sobre ele próprio.

 

Espero que tenham gostado, para os mais curiosos nestas áreas, e que possa de alguma forma ter ilucidado para o afinal, o que é isto do Mindfulness.

 

Beijinhos muitooooo grandes e com imensa gratidão por tudo, hoje de fato foi o dia muito produtivo e muito bom para reflexão.

 

E hoje é SEXTA-FEIRA YEHHHHHHHHHHHHH

 

"Mamã Zen, Mamã com estilo..."

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post