Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Mamã Zen, Mamã com estilo...

O Blog que fala de tudo e de nada, do simples ao complicado, ou seja ... ...do dia a dia... Do bom e menos bom, de experiências e vivências, de moda e tendência, de estilo e modo de vida... Enfim do tudo e do Universo.

Seg | 18.05.15

Dicas de Organização para uma Mamã Dona de Casa

Gerir tempo é coisa que para uma Mamã, semi-dona de casa (sim, "semi" porque graças a Deus tenho alguém com quem repartir as tarefas da casa) e trabalhadora, não é nada facil.

 

 

Mesmo que as tarefas da casa sejam repartidas, ser Mamã é a tempo inteiro, sem amas e infantários,  e  trabalhadora apartir de casa, desafia-me a estudar, aprender e gerir o TEMPO.

 

É engraçado como muitas das pessoas acham que por trabalharmos apartir de casa acham que é fácil. A verdade é que não é. Gerir horários, em função das nossas funções de Mulher titulada como Mãe e dona de casa, não é tarefa fácil.

 

Há algum tempo desafiei-me a criar uma "espécie" de horário diário, ou tópicos diários com objetivos que consegui que funcioná-se comigo, sendo mais objetiva, sem me perder no espaço e no tempo.

 

É por isso que venho aqui tentar partilhar convosco esta minha "ideia" ( a verdade é que há mil e uma mulheres a aplicar), mas para as mais "desorientadas" como eu, aqui vai uma dicas.

 

 

 

 

 

  1. Para aquelas Mamãs que esperam até ao último momento para poder fazer o almoço ou jantar, e chega a hora e não sabe o que fazer, é criar uma "Ementa Semanal". Resulta imenso, porque poupamos tempo, chatices, e desconfortos por faltar o tal ingrediente chave para elaborar a refeição. Agendar as refeições atempadamente, faz-nos criar uma listinha de compras, que podemos fazer uma vez por semana, sem ter que ir constatemente ao supermercado.
  2. A segunda ideia, para as Mamãs que trabalham fora de casa, é programar as tarefas que conseguem fazer pela manhã, e pela tarde, ao chegar do trabalho. Normalmente, pela manhã poderás deixar as camas prontas, para não chegar do trabalho, e ter a sensação que passou um furação pela casa a dentro. Camas arrumadas, dá um ar mais "clean" ao nosso lar. Pela noite, podemos, por exemplo, escolher a nossa roupa e dos nossos filhos para o dia seguinte.
  3. Queres o fim-de-semana para disfrutares da tua familia? Então outra dica é durante a semana, dia sim dia não, verificares o teu cesto de roupa suja, poderás assim agendar os teus dias para lavar a roupa. Exemplo: Roupa de cores - 2º Feira; Roupa escura- 4º Feira; Roupa branca - 6º Feira. Poderás também agendar intercaladamente as mudas de roupa de cama. Concerteza que ajudará imenso sem te perderes.
  4. Quanto ás limpezas de casa, espero que possam ter a colaboração do vosso mais que tudo, isso sim é divinal. Mas mesmo não tendo, podem também agendar diárimente por secções. Exemplo: 2º Feira- Secção de Lazer, 3º Feira - Zona de descanso, 4º Feira - WC's, 5º Feira - Cozinha e 6º Feira, sendo que provavelmente terão o fim de semana de descanso, dar uma generalizada leve por toda a casa.

Não sei se estas dicas ajudam, mas espero que sim. Tento ao diário exercitar para que resultem comigo. Parece muito trabalho, mas contudo, dividido acredita que é bem mais fácil.

 

Não coloquem demasiadas tarefas nas vossas agendas, porque podem não conseguir concluir, e pode levar a uma frustação indesejada contigo própria. Faz somente, o que sabes que realmente vais conseguir fazer de forma organizada e positiva.

 

Revê todas as tuas tarefas e ementa semanal ao Domingo. Sentirás uma paz diária, por teres meio caminho elaborado.

 

Espero que tenham gostado.

 

Aceitam-se dicas. É so deixares aqui abaixo, nos comentários.

 

Beijinhos muitos, muitos com imensa gratidão da Mamã Zen, Mamã com estilo...

 

 

 

 

 

 

 

1 comentário

Comentar post