Saltar para: Post [1], Pesquisa e Arquivos [2]

Mamã Zen, Mamã com estilo...

O Blog que fala de tudo e de nada, do simples ao complicado, ou seja ... ...do dia a dia... Do bom e menos bom, de experiências e vivências, de moda e tendência, de estilo e modo de vida... Enfim do tudo e do Universo.

Qua | 03.06.15

Medo que assombra maioria das mulheres: o parto

O medo do parto é algo que vive constatemente na cabeça de uma Mulher grávida.

 

 

 

Recordo-me perfeitamente do medo que assistia na minha gravidez.

 

Isto porque, também sou uma pessoa que pensava ser praticamente intolerante à dor, mas afinal quando estamos no papel de Mamãs, somos mais fortes do que nós próprias pensamos.

 

Lembro-me de durante a noite sonhar constantemente com o parto, como ia ser, se ia sentir dor ou não, a verdade é que meus sonhos era reflexo do que pensava durante o dia. Era inevitável não pensar, de como seria o meu parto, afinal era Mamã de primeira viagem.

 

Depois de tantas histórias ouvidas, sem pedir a ninguém para as contar, e mostrando a parte mais exagerada do momento do parto, é óbvio que alimenta-se medos. Afinal nós não sabemos ao que vamos.



Por volta dos 7 meses, eu sentia-me totalmente angustiada e confesso que assustada, eu pensava somente que queria uma cesariana para não ter que passar por todo o “sofrimento”. Isto é que é ser mesmo tontinha, pois só pensamos no momento...então e a recuperação? Afinal nós fazemos uma intervenção cirurgica.



Felimente, há pessoas fascinantes que encontramos pelo o nosso percurso chamado vida, que fazem “magia” com as palavras.



Eu tive oportunidade de frequentar um “Curso de preparação para o parto”, totalmente gratuito, que há para todas as Mamãs aqui na zona onde vivo. E tive o prazer de conhecer uma enfermeira parteira, que por ter experiência como parteira e Mamã, deu o melhor de si para transmitir a realidade do parto, para nós gestantes.



Ela explicou tudo, tudinho, pormonorizado, sem alaritos, tirou todas as nossas dúvidas, deu atenção a cada uma de nós de forma especial para perceber os medos individualizados. Ela foi simplesmente espetacular. Acho que merecia um prémio por ser tão qualificada e por reconhecimento do bom trabalho que desenvolve durante a formação.



Perdi totalmente o medo depois de frenquentar o curso? Claro que não, mas por passar a ter todo o conhecimento do processo do trabalho de parto e até ao dito momento, o parto, o meu medo diminuiu em muito.



Na hora, fiquei até imensamente tranquila, para todas aquelas especulações que vivera.



Basicamente confiei, na equipa que assistiu ao processo do parto. Confiei, e tudo correu bem.



Tive um parto normal, e hoje se dessem a escolher, quereria na mesma o parto normal, pois a recuperação é muito mais rápida, as dores pós parto são diminutas em comparação com a cesariana, para além de que o tempo de internamento da Mamã no Hospital é menor que uma cesariana.



Mamãs, não tenham medo, vivam o momento, esperem pela hora calmamente, cada parto é um parto. É uma experiência unica e até provávelmente poderão mais tarde sentir saudades desse dia tão especial, como eu tenho. Afinal nesse dia dá-se vida a um novo ser. Uma parte de nós, uma viragem, somos Mamãs.



Falo-vos desta forma, porque eu gostava que alguém tivesse dito isto tão francamente quanto possivel, durante a minha gravidez. Poderia ter sentido menos angustia, menos medos...

 

Beijinhos muito grandes da  "Mamã Zen, Mamã com estilo..."

 

Grata ao Universo, por tudo.