Saltar para: Post [1], Comentários [2], Pesquisa e Arquivos [3]

O blogue que retrata da vida de uma mulher após maternidade. Entre biberões e batons, um mundo cheio de descobertas ao estilo Zen.

Intolerâncias e alergias alimentares...

Em primeiro lugar, partilho convosco a minha história, resumidamente, sobre intolerâncias alimentares e alergias, não vá haver alguém que ande para ai com os mesmo sintomas, sem saber do que se trata.

 

comida.jpeg

 

 

Antes da minha gravidez e 1º trimestre

 

Bem, antes de saber que estava grávida, e até atrevo-me a dizer, que antes de estar grávida, já sentia alguns desconfortos a nível de saúde e corpo, que não percebia de onde vinham.

 

Eu sempre bebi muito, mas muitooooooooooo leite de vaca. Acho que até era excessivamente. Posso dizer que devia consumir praticamente 1 litro de leite por dia.

 

No Verão de 2013, andei por muitos dias, super mal disposta, de barriga inchada, o acne na minha cara (apesar da toma da pílula) não desaparecia por nada, enfim, posso dizer que o facto de sentir-me indisposta a toda a hora, gerava mau humor, mau estar, eu não estava bem em lado nenhum. A única coisa que eu queria era que chegasse a noite para deitar e dormir. Porque o que eu verificava, é que todas as manhãs eu sentia-me melhor, mas daí era sempre um novo ciclo, repetido diariamente, e dai a minha indisposição era DIÁRIA.

 

Até que uma noite, fui sair para jantar, e no fim do jantar, fomos beber um café a um cafezinho da cidade ( é claro, eu bebi café com leite, porque era viciada) . Até ao jantar eu sentia me perfeitamente bem. Depois do jantar...começou outra vez o meu mau estar, o não estar bem em lado nenhum, por sentir falta de conforto...

 

Então ai, uma amiga minha comentou-me: "Não será que és intolerante a lactose?!?"

 

(Para quem ainda não sabe, a lactose é um açúcar presente no leite de vaca e seus derivados.)

 

Então ai fiz o teste. Comprei leite sem lactose. E não é que era mesmo intolerante?!

 

Eu melhorei MUITOOOO. 

 

Descobri que estava grávida, e não sei se já estaria naquela fase que fomos jantar fora, e poderia ter-se acentuado mais a intolerância devido ao facto de estar grávida, o certo é que era intolerante, continuei, e continuo a ser.

 

Não sou a melhor pessoa para dizer que faço uma dieta rígida, porque não faço, mas deveria. A verdade é que inicialmente cortei com a lactose, mas não tinha cortado com os seus derivados. Talvez por consumir em dose reduzida, em comparação com o que consumia em leite, já senti-me bem apenas com o que fazia.

 

Então a minha dieta/ cuidados eram apenas por consumir leite sem lactose e mais nada.

 

Depois da gravidez, até agora...dois anos após o nascimento da minha filha.

 

Depois da fase pós -parto, comecei a sentir outra vez muito mau estar. E mais uma vez sentia que algo estava mal com algo que comia.

 

Agora era desesperante...

 

Os sintomas eram os mesmo que mencionei acima, mas a duplicar...para além de que estava sempre de barriga inchada. Inclusive procurei um ginecologista para saber o que se passava comigo, se não seria algo relacionado com o parto. Mas não, ele confirmou mais uma vez, que o que se tratava era de uma possível intolerância alimentar ou alergia.

 

Lá fui mais uma vez para casa a pensar no que seria. Não resisti, fiz análises, e?!?! E que sou intolerante à lactose, à proteína do leite de vaca, a mais uns bichinhos encontrados nos iogurtes e derivados de leite, enfim...fora o resto...como algum tipo de peixe, condimentos, etc. 

 

Mas não ficamos só por ai.

 

Intolerância a certo tipo de cereais, e apesar que fiz o teste de intolerância ao glúten, e por acaso já havia um tempo que não consumia o glúten, acusou negativo. Como acusou negativo, fui para casa e comi uma bela fatia de pão, passei a comer massas com glúten, enfim...o glúten reintroduzi de novo na minha alimentação (para mal dos meus pecados).

 

No fim de algumas semanas, e com o passar do tempo, até hoje, quando consumo glúten, volta a minha indisposição, o meu desconforto abdominal, enfim...

 

Procurei mais um médico, desta vez com medicina alternativa. E numa escala de 0-10, ele explicou me que os meus intestinos têm uma sensibilidade ao glúten de 7 (SETEEEE).

 

Prontos...já fui.

 

Chorei, fiquei muito triste, muito triste mesmo, porque para quem não sabe, o glúten é uma proteína presente naturalmente em muitos cereais, como o trigo, o centeio e a cevada. Já as minhas análises tinham acusado intolerância ao centeio (logo possivelmente, e por não ser uma análise tão abrangente para saber todos os tipos de alimentos, no entanto, poderia desde já verificar que algo não está bem com o consumo de cereais deste tipo). 

 

E agora pergunto : "O QUE É QUE NESTA TERRA NÃO É FEITO DE CEREAIS?!?! O QUE É QUE NESTA TERRA NÃO CONTEM GLÚTEN?!!?

 

Vejo-me gregaaaaa, com esta minha nova fase, e na descoberta de novos alimentos. Acreditem que não é fácil, ainda para mais quando este tipo de alimentação é super caraaaa.

 

Isto não são manias, e tomara que fosse, como muita gente pensa. 

 

Psicologicamente afecta, e financeiramente nem vos digo.

 

Estou na fase de experimentar novos alimentos, e um dia virei aqui a contar o bom e menos bom para mim.

 

Mas espera...se achavam que a historia das intolerâncias acabou?! NÃO, não acabou...

 

Recentemente comprei morangos, num supermercado aqui da minha terra. Ao jantar, e como sobremesa, comi uns belos morangos, super deliciosos...mas o pesadelo veio depois...

 

Começou a inchar a minha cara, os meus lábios, manchas pela cara toda, biquinhos, sentia como se tivesse apanhado um escaldão na pele, que nem podia tocar.

 

Conclui, que à minha listinha agora também fazem parte os morangos...

 

(Quanto aos morangos ainda vou fazer um teste. A minha mãe cultiva morangos limpos de químicos...quando houver vou experimentar se é dos morangos forçados a crescer com químicos, é mesmo só dos morangos.)

 

E se isto tem algo a ver com o pós-parto não sei...mas o certo é que o meu corpo mudou imenso. Intolerâncias alimentares, unhas de gel, gelinho e acrílicas, géis de banho tem que ser para pele sensível e sem cheiro, enfim...

 

Não vou esticar-me mais no texto...porque é suposto ser R-E-S-U-M-I-D-A-M-E-N-T-E.

 

Mas quis partilhar convosco, porque para quem passa este tipo de coisas, principalmente com a alimentação, é meio desesperante. E pode desta forma, ajudar a alguém que esteja a passar pelos mesmo sintomas sem saber o que se passa.

 

Algo que eu notei, é que a minha médica de família, não deu credito para o que eu passei...e eu simplesmente tive que procurar o privado e pagar tudo do meu bolso, ao preço de ouro, para saber o que realmente se passava comigo.

 

Bem, aqui vos deixo...

 

Beijinhos da Mamã Zen, Mamã com estilo...

 

Soraia Romão

4 comentários

Comentar post